A nacionalidade portuguesa

A nacionalidade portuguesa dá a seus titulares plenos direitos como cidadãos da União Europeia, entre os quais se incluem direitos sociais, educação parcial ou totalmente subsidiada, opções de trabalho e residência, facilidades em investimentos imobiliários e oportunidades de negócios, livre circulação entre os países da União Europeia (de acordo com o Acordo de Schengen) e muito mais.

Adicionalmente, ser cidadão de um país da União Europeia concede um passaporte capaz de permitir e facilitar a entrada em países que não seriam tão fáceis de acessar apenas com um passaporte brasileiro. Um ótimo exemplo disto é o visto necessário para entrar nos Estados Unidos: para os cidadãos da União Europeia, a sua atribuição pode passar pelo simples preenchimento de um formulário online, ao passo que, para os brasileiros, o processo é muito mais complexo. Ocorrem situações afins em outros países, como o Canadá e o Japão.

A juntar a isto, a partir do momento em que um indivíduo se torna cidadão português, também seu marido/esposa e filhos adquirem o direito de se tornarem cidadãos portugueses, bem como as gerações subsequentes, assim assegurando os direitos e toda uma série de vantagens para seus descendentes!