Search
  • gabriel30072

JUDEU BRASILEIRO, VOCÊ TAMBÉM PODE TER DIREITO À CIDADANIA PORTUGUESA!

Em 2015, o governo português aprovou uma lei reconhecendo a perseguição feita aos judeus da Espanha e Portugal na época da inquisição e, desta forma, permitiu que TODOS descendentes de judeus com raízes espanholas e portugueses solicitem a cidadania portuguesa.


Sobre a história:


O início da comunidade judaica descendente de Portugueses e Espanhóis no Brasil colonial. A segunda maior comunidade judaica da América Latina, depois dos judeus argentinos, é a comunidade judaica no Brasil. A comunidade judaica brasileira começou a se enraizar no século XVI, com a chegada do navegador, Pedro Alvares Cabral. As viagens de Pedro sempre eram acompanhadas por muitos judeus que trabalharam como intérpretes e consultores em uma campanha de exploração da terra e que estavam determinados a vir ao Brasil para trazer consigo um tipo de árvore que era muito popular na Europa na época. Deste modo, os judeus que participaram das viagens de Pedro ao Brasil e começaram a se estabelecer no país e, assim, a comunidade judaica no Brasil começou a florescer.


Além disso, os judeus foram, primeiramente, expulsos da Espanha e forçados a deixar seu país, assim, muitos deles acabaram fugindo para o país vizinho, Portugal. Contudo, cinco anos depois, a deportação de judeus também chegou a Portugal, e assim, famílias judias optaram por fugir e outras por permanecer no país e viver lá como cristãos vide esta ser a condição de permanência no país (hoje, sabe-se que, apesar da conversão, na verdade diversas famílias continuaram a professar sua fé e identidade judaica escondidas).


Desta forma, com a perseguição em alta, a comunidade judaica fugiu para países como Síria, Líbano, Turquia e Marrocos e por lá viveram durante séculos.


Além disso, neste meio tempo em 1630, judeus oriundos da Espanha dos quais migraram para Holanda chegaram ao Brasil uma vez que, os comerciantes holandeses que perceberam o enorme potencial dos comerciantes judeus que falavam português (a língua falada no Brasil) e assim decidiram convidá-los para uma viagem ao Brasil. Esta foi mais uma migração que aumentou significativamente o número de judeus no Brasil.


Naquela época, a comunidade judaica brasileira começou a prosperar e gozou de tolerância religiosa, em contraste com o tratamento hostil que receberam em Amsterdã e Portugal.


Neste período, o governo no Brasil permitiu que os judeus montassem sinagogas, escolas religiosas, mikveh e até realizassem desfiles públicos. Contudo, a estabilidade, a quietude e a serenidade que prevaleciam na época no Brasil foram violadas no início da guerra civil entre cidadãos luso-brasileiros, católicos e protestantes holandeses. A guerra civil trouxe consigo a indústria açucareira, fazendo com que muitos judeus retornassem à Holanda, gerando um decréscimo na comunidade judaica no Brasil.





A comunidade judaica no Brasil nos tempos modernos


Em 1882, o Brasil conquistou sua independência, e, por estarem vivendo em constantes ameaças nos países norte africanos e no oriente médio, uma outra grande onda de judeus que migraram de todo o Império Otomano para o Brasil. Além de encontrar no Brasil uma opção segura para sobreviver e com diversas oportunidades, o Brasil, na época, queria atrair muitos imigrantes, e com isso, judeus imigrantes da Europa Oriental vieram em massa e muitos vivem no Brasil até os dias atuais.


Por fim, também durante a Segunda Guerra Mundial, muitos judeus do Egito, Cuba e Holanda fugiram para o Brasil. Após a Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro decidiu continuar permitindo a imigração e mais uma onda de migração judaica chegou no Brasil.


Hoje, existem judeus espalhados por todo território nacional com instituições religiosas, culturais e educacionais! O todo narrado acima é apenas um pouco da história dos judeus no Brasil, com enfoque maior para comunidade sefaradita.


Como fica claro, ao longo dos séculos o povo judaico foi perseguido e continuamente vem migrando. Assim para garantir a você e sua família uma maior estabilidade, o Clube do Passaporte Português está pronto para te ajudar a conseguir a cidadania portuguesa com direito a livre circulação em todos países pertencentes à União Europeia.


Primeiro contato é grátis e o cliente só paga se tiver a cidadania em mãos!

2 views
 Check your eligibility with our specialized Passport Club team!

 

IL | 972-073-7258589

BR | 11-992749723

© 2018 Portuguese Passport Club

  • Instagram
919df067a8fbd22ce7b6f401b7688b35.png