Rooftops

Judeus sefarditas

Em 2015, o parlamento português aprovou uma alteração ao Regulamento da Nacionalidade que assegura a atribuição da nacionalidade portuguesa a todos os descendentes dos judeus deportados da Península Ibérica no decurso da Inquisição – os judeus sefarditas.

Foi no século XV que o Rei de Espanha assinou um decreto que obrigava todos os judeus a abandonar o país tão rapidamente quanto possível, caso contrário poderiam ser condenados à morte. Muitos judeus fugiram e acabaram por se instalar no país vizinho, Portugal. Em consequência disto, os judeus tornaram-se 10% da população portuguesa na altura.

Quatro anos mais tarde, a herdeira do trono espanhol, Isabel de Aragão, casou com o Rei de Portugal, Manuel I. A união das duas famílias reais levou a pressões sobre o Rei de Portugal no sentido de expulsar os judeus que habitavam o país. Assim, os judeus que vivam em Portugal durante o reinado de D. Manuel I acabaram por ser obrigados a converter-se ao cristianismo, caso contrário, poderiam também ser exilados ou mortos.

Yellow Building

Os judeus que foram expulsos ou fugiram por sua própria iniciativa acabaram se estabelecendo em vários países, como Marrocos, Argélia, Tunísia, Egito, Líbia, Grécia, Turquia, Síria, Líbano e muitos outros. Ao mesmo tempo, muitos outros países se encontram ligados à deportação da Espanha, como o Iraque, Bulgária, países da América do Sul, Holanda, Romênia, Alemanha e Hungria.

O fato de o seu país de origem não aparecer na lista de nações habitualmente reconhecidas como destino dos judeus deportados de Espanha, não significa que não seja descendente dessas pessoas. Nestes casos, no entanto, a verificação de elegibilidade para atribuição de passaporte português é, frequentemente, um pouco mais complexa. Se você é judeu e tem raízes familiares nos países mencionados acima, estamos preparados para iniciar seu processo de obtenção da nacionalidade portuguesa!